Fumaça azulada saindo do escapamento indica queima de óleo, problema que aumenta o consumo e reduz a potência do veículo. A boa notícia é que existem aditivos que ajudam a resolver esse problema
A expressão “motor fumando” significa que o carro está liberando fumaça pelo escapamento. Se essa fumaça apresentar tonalidade azulada, o problema tem nome e sobrenome: queima de óleo.
Desgaste nas peças internas do motor, como anéis, retentores de válvulas e juntas estão entre as principais causas de vazamento e fumaça no veículo. Essa queima excessiva de óleo pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Poças de óleo e barulho são indicativos de problemas no carro
O vazamento se torna perceptível quando poças de óleo se formam com os veículos estacionados. Outro problema que pode ser sentido pelo motorista é a queda de potência, resultado da diminuição da viscosidade do óleo em função da contaminação pela passagem de combustível para o cárter e da perda de compressão pelo desgaste nos anéis.
Barulho é outro sinal de que há problemas no motor. A popular batida de pino é um indicativo de defeito, folga excessiva entre as peças do motor e falta de lubrificação, principalmente no tucho hidráulico.
O aditivo certo é um aliado importante contra o vazamento e fumaça
Nesses casos, a solução passa por uma visita ao mecânico, mas também pelo uso de aditivos suplementares, que melhoram o desempenho do motor ao mesmo tempo que ajudam a minimizar e até solucionar o problema do vazamento e da fumaça. Isso porque o produto tem capacidade de garantir a viscosidade adequada do lubrificante, envolvendo as peças com uma película mais espessa que ajuda na vedação dos anéis.