Estacionar na ladeira: quais são os cuidados necessários?

Pneus e câmbio merecem atenção especial ao parar na subida

Engatar a marcha ou virar a roda do carro: o que fazer na hora de parar o carro na subida? Veículos mais antigos contavam com sistemas mais simples, portanto era interessante somar algumas maneiras de frear para que o carro não descesse ladeira abaixo. De qualquer forma, existem alguns cuidados importantes para não danificar peças, como pneus, suspensão e câmbio.

Veículos antigos tinham sistemas mais simples e, vez ou outra mais falhos também. Então somar esses “breques” era importante para não ver o carro descer ladeira abaixo.
Mas isso pode danificar peças como freio, pneus e suspensão?

Veículos antigos tinham sistemas mais simples e, vez ou outra mais falhos também. Então somar esses “breques” era importante para não ver o carro descer ladeira abaixo. Mas isso pode danificar peças como freio, pneus e suspensão?

Não há contraindicação em virar a roda na direção do meio-fio. O problema é usá-la como elemento de trava mecânica

Saiba o porque você não deve estacionar o carro na ladeira com a roda  virada. | by Corretora Status Seguros | Medium

A suspensão, mesmo na descida, foi feita para suportar e distribuir o peso do carro uniformemente. Não vai haver desbalanço mesmo que o carro esteja virado. O que acontece é que se o motorista encosta o pneu na guia e o utiliza como calço, ele pode deformar.

Além dos danos na borracha ao longo do tempo, existe ainda a possibilidade de deformar o terminal de direção. Não há perigo de acidente, mas é o bastante para modificar a geometria do sistema.

Marcha ou não? Não há problemas em utilizar essa trava secundária. Mas é bom evitar uma marcha muito alta, que não seguraria o veículo.

É importante ressaltar a sequência para não ter erro: primeiro, use o freio de estacionamento, feito para segurar o veículo e sustentar toda sua carga, Vire a roda na direção da guia. Depois, engate a primeira marcha que é mais reduzida.

Por Redação Autoesporte

Compartilhar este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja mais conteúdos

×